Nunca fiz desporto organizado... quer isto dizer, na minha infância e juventude, para além das aulas de educação física da escola, nunca participei em futebol (aliás odeio jogar futebol... o que não é fácil de assumir quando se vive num país obcecado com esse jogo), nunca joguei volley (tenho uma lesão no pulso), nunca fui convidada a fazer parte da equipa de basket, andebol ou baseball... Fiz aulas de ballet na minha infância, e de natação... mas nunca de forma consistente... quer isto dizer... não sou uma atleta, nem tenho corpo de atleta. Claro que já estive em ginásios, treinei arduamente com PT's, fiz cardio e musculação... aulas de spinning... mas há 11 anos que não entro em ginásios... isto também não será fácil de admitir... odeio o clima dos ginásios... a comparação constante, a pressão para treinar todos os dias... e os ginásios só para senhoras são os piores!
Quando comecei a correr há 3 anos atrás, não conseguia correr mais de 500 metros sem ter de parar. Comecei a correr para "por a cabeça em ordem". Sozinha, na estrada, a minha única companhia sou eu mesma e a playlist escolhida. Nunca fui muito consistente nas corridas, e nos primeiros dois anos, o frio e a chuva mantinham-me em casa. Aos poucos comecei a sentir alguns resultados... maior resistência, mais força, correr maiores distâncias. O ano passado tomei a decisão de participar na minha primeira prova, a S. Silvestre de Lisboa. 10 km à noite.
Foi aí que surgiu a ideia. o #Diana'sEBrun
Vamos correr pela nossa filha. Pelos nossos filhos com EB.
Este ano vamos correr para aumentar a sensibilização sobre EB. Este ano vamos correr para promover a recolha de fundos para a pesquisa sobre EB. Este ano vamos correr para divulgar a EB.
Os objectivos são estes:
1. Correr uma a duas provas por mês, utilizando t-shirts alusivas #Diana'sEBrun
2. Organizar uma corrida solidária #Diana'sEBrun, ainda em 2015
3. Participar na maratona de Londres, em 2016, assegurando a visibilidade internacional do projecto
4. Angariar fundos para este projecto e para a Debra Portugal, através de patrocínios individuais ou organizacionais
5. Criar e manter uma página de facebook para assegurar a visibilidade e divulgação de resultados
E já começamos. No passado dia 15 de Fevereiro participamos na 20km de Cascais. Foi a primeira vez que corri essa distância. Aos 16 km o meu corpo deixou de funcionar... mas conseguimos acabar a corrida. O objectivo não é ganhar, mas sim acabar. Foi aí que estreei a minha t-shirt "caseira":
![]() |
T-shirt usada na 20 km de Cascais |
Não sou designer, não tenho acesso a maravilhosas impressoras de tecnologia de ponta... tudo o que foi feito até agora foi feito por mim com recurso a ferramentas gratuitas na internet... por isso se me quiserem ajudar nessa parte, serão bem-vindos.
Hoje foi também criada a nossa página de facebook que poderá ser consultada em https://www.facebook.com/dianaervilha
Em breve iremos lançar um crowdfunding para ajudar na recolha de fundos para o nosso projecto. Quem tiver ideias ou quiser participar mais activamente no projecto, poderá contactar-nos pelo diana.ervilha@gmail.com.